terça-feira, 18 de novembro de 2008

Situação da Guarda Municipal da cidade do Natal

Leia abaixo notícia publicada no Diário de Natal dando conta da situação da Guarda Municipal.

Guarda não tem equipe suficiente
A comandante da Guarda Municipal de Natal, Fátima Lima, assume que parte da responsabilidade pela preservação do patrimônio público é da instituição, mas que o maior problema hoje é o contingente de guardas, que é muito baixo. ‘‘Atuamos nos postos de saúde, em algumas escolas e secretarias municipais, mas só temos 499 guardas para este trabalho’’, explica a comandante.

Ela ressalta que existe um efetivo de Ronda Ostensiva que percorre os patrimônios públicos em duas viaturas e duas motocicletas. ‘‘Mas é pouco para o tamanho da cidade. Não temos condições de deixar uma viatura parada fiscalizando um único local. O trabalho da Guarda Municipal é preventivo, mas precisamos de mais efetivo para isso’’.


A comandante destaca ainda que a população pode colaborar com a guarda municipal na preservação do patrimônio público fazendo denúncias através do telefone 0800-2810153, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. ‘‘A população pode ligar que é nosso papel ir ao local e verificar o que está ocorrendo’’, completa Lima.

Sobre o efetivo, a comandante afirma que foi feito um concurso para Guarda Municipal e mais 115 pessoas foram chamadas. Após alguns meses de treinamento estes novos guardas deverão estar nas ruas. ‘‘O comando levou recentemente uma proposta ao prefeito para redimensionar a Guarda Municipal. Estamos recebendo duas viaturas e mais coletes através de convênio com as Secretaria Nacional de Segurança Pública’’.

Nenhum comentário: